ONG MOVIMENTO NACIONAL DE PROTEÇÃO À VIDA

VOLUNTÁRIO DE TODOS E DE SI PRÓPRIO

TRATAMENTO RACIONAL DO ESGOTO

em abril 17, 2012

A falta de saneamento básico é um dos maiores problemas do Brasil. Apenas 35% dos esgotos recebem algum tipo de tratamento. O resto (excrementos e dejetos) são canalizados e lançados nos rios, lagos e no litoral. Para piorar a situação, o custo estimado para levar saneamento básico para todo o Brasil é alto: aproximadamente 180 bilhões de reais, segundo cálculos do governo federal.

Nesse contexto, o biodigestor ou o biossistema integrado representam mais que uma alternativa: uma verdadeira revolução em nosso olhar sobre o esgoto. Os dejetos deixam de ser entendidos como problema e passam a ser uma solução.

O esgoto é fonte de biogás, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa com a queima do metano e a dependência de projetos assistencialistas como o vale gás. Trata-se o esgoto no local onde ele é gerado, reduzindo custos. A reciclagem dos nutrientes permite que o esgoto seja a base da cadeia alimentar de bichos e plantas, que são consumidos pela própria comunidade sem risco de contaminação, desde que sejam tomados os devidos os cuidados. Esta é uma síntese de solução imediata, pois seu custo é relativamente baixo, devido ao fato de ser auto-sustentável.

Mas nosso projeto coloca como fundamental retirar os esgotos domiciliares e industriais dos rios ou outras fontes de captação de água. Toda cidade ter suas próprias usinas de acordo com sua população. A usina produzirá gás, adubo e fertilizantes e a água semi-tratada será aproveitada para industrias e lavouras.

Empresas irão se interessar porque é
“Preservação da Vida” Apresenta soluções simples para situações que degradam, poluem e contaminam nossas principais necessidades: ar e água..! racional e lucrativo. Nossos políticos não podem se abster de suas responsabilidades e colocá-las sob tutela do setor privado, tirando proveito, como fizeram nas privatizações de várias estatais rentáveis e estradas; praticamente doando nosso patrimônio para multinacionais..!

MOVIMENTO NACIONAL PROTEÇÃO Á VIDA


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d blogueiros gostam disto: